Categorias

Nezara viridula

Percevejo-verde, panilha, percevejo-fedorento, bicho-frade

percevejo verde
O percevejo verde do arroz na inflorescência de uma bardana.

O percevejo-verde (Nezara viridula) é extremamente variável em sua aparência. Suas larvas passam por cinco estágios, em cada um dos quais têm cores diferentes. Os insetos adultos ficam marrons no outono. Além disso, há formas de cores que ocorrem regionalmente, de modo que o percevejo verde do arroz também pode ser vermelho.

Percevejo verde, larva 3º estágio
Percevejo-verde, larva 3º estágio.

O percevejo-verde pode crescer até 17 milímetros de comprimento e é frequentemente encontrado em jardins ou parques, pelo menos aqui na região. Ele se alimenta de diferentes espécies de plantas e suga seus brotos, frutos ou sementes.

Percevejo verde, larva 5º estágio
Percevejo-verde, larva 5º estágio.

A Nezara viridula pertence à família Pentatomidae e, como muitas espécies relacionadas, pode liberar uma secreção defensiva de odor fétido quando ameaçada. Entretanto, de acordo com minhas observações, os animais não fazem isso quando são capturados com uma rede de aquário ou vidro para tirá-los do apartamento. Mas talvez eu tenha tido sorte até agora.

Larva(s) de percevejo asiático e percevejo verde na inflorescência de um painço
Larva(s) de percevejo asiático e percevejo-verde na inflorescência de um painço.

Área de distribuição e habitats

O Nezara viridula é encontrado em todo o mundo em zonas tropicais, subtropicais e temperadas quentes. Aqui na região do Reno-Neckar, ela é encontrada com frequência.

A origem real desse inseto ainda não pode ser comprovada com certeza, mas pode ser originária da Etiópia (fonte).

Ligações:
Percevejo-verde no Portugal
Percevejo-verde no Brasil