Categorias
Plantas de Brasil | árvores e arbustos |

Jatropha curcas

Purgueira, pinhão-manso, jatrofa, mandubiguaçu, pinhão-de-purga, ricino-major

A Jatropha curcas é uma árvore que pode crescer até oito metros de altura em estado selvagem. Sua área de distribuição natural se estende do México à Argentina. Como planta de cultivo, ela é cultivada em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo (mapa de distribuição).

A planta conhecida como purgueira, pinhão-manso o jatrofa é altamente venenosa em todas as partes e contém curcina. Provavelmente é por isso que ela não é muito conhecida como planta de casa e é muito rara no comércio de plantas.

Jatropha curcas

Propagação da Jatropha curcas com sementes

Cultivei a pequena árvore mostrada aqui a partir de sementes. Eu a plantei em um local semi-sombreado no final do inverno, com temperaturas de cerca de 18 °C.

sementes Jatropha curcas
As sementes da Jatropha curcas têm cerca de dois centímetros de comprimento e quase um centímetro de largura.

As sementes não permanecem germináveis por muito tempo e devem ser semeadas rapidamente. Eu as deixei de molho por cerca de 24 horas antes de semear.

A profundidade de semeadura pode ser de um a dois centímetros. A cerca de 18 °C, leva de quatro a seis semanas para as primeiras sementes germinarem.

Germinação da semente de Jatropha curcas
Germinação da semente de Jatropha curcas.

Usei uma mistura de solo herbáceo sem turfa e areia de aves como substrato. O local de cultivo era semi-sombreado, e somente pela manhã o vaso era exposto à luz do sol por uma hora.

De cinco sementes, apenas duas germinaram e apenas uma muda se transformou em uma árvore.

pinhão manso

Jatropha curcas como planta de vaso

A Jatropha curcas tolera locais ensolarados a semi-sombreados. Eu uso uma mistura de solo herbáceo sem turfa, areia para pássaros e cascalho de pedra-pomes como substrato. Deve-se deixar a bola do vaso secar entre as regas, mas não secar.